Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

-MDF-

-Nossos Fornecedores

 

eucatex

arauco

 

O que é o MDF:

 

Medium-Density Fiberboard (em inglês), mais conhecido pela sigla MDF (Dutra 2015), é um material derivado da madeira. A tradução adequada para a língua portuguesa é "placa de fibra de madeira de média densidade".

O MDF é um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós. Empregado principalmente em móveis é um ótimo substituto para a madeira, em exceção para quando é necessária maior rigidez.

O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada, e estes são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Posteriormente são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.

Produto relativamente recente foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.

 

O MDF é oferecido ao mercado basicamente com dois acabamentos: chapas cruas, chapas com revestimento laminado.

 

As chapas cruas são fornecidas ao usuário principiante de forma que possa ser realizado o acabamento das peças através de pintura, revestimento com PVC ou estamparia;

 

  • As chapas com revestimento com laminado de baixa pressão são produzidas através da pressão de um laminado (Papel Melaminico disponível nos padrões madeirados e uni colores) sobre o MDF, que é fundida através de pressão e temperatura ao painel de MDF, resultando em uma chapa já pré-acabada. Pode-se revestir ambas as faces ou apenas uma, permitindo ao usuário usinar a face não revestida e acabá-la através de pintura acolchoamento;

 

Principais aplicações

  • Móveis: Portas, laterais, frentes de gaveta, tampos de mesa, estrados de cama, molduras, apliques e móveis na sua totalidade.
  • Construção civil: Almofadas de portas, forros, pisos, rodapés, lambris, etc.
  • Outros usos: Brinquedos, entalhes em geral e peças que requeiram usinagem expressiva.

 

Características

  • Fácil de trabalhar
  • Grande resistência mecânica
  • Versátil
  • Possibilita excelente usabilidade, cortes precisos e perfeitos
  • Alta qualidade superficial
  • Cor clara e uniforme apropriada para diversos tipos de revestimento, impressão ou pintura
  • Elevada resistência a fungos e cupins
  • Produzido com madeira de reflorestamentos próprios de forma ambientalmente adequada socialmente justa e economicamente viável, conforme normas e princípios internacionais do FSC - Forest Stewardship Council


Dimensão

  • 2750 x 1850
 mm

Espessuras

  • 6, 15, 18 e 25
 mm

 

Limpeza:

 

Como fazer a limpeza diária

O segredo para manter seus móveis em MDF sempre bonitos é a limpeza diária. Ela evita o acúmulo de camadas de sujeira, que podem formar crostas e danificar o revestimento dos móveis, causando arranhões ou mesmo manchas de difícil remoção. A limpeza de móveis como armários, gaveteiros e racks, por exemplo, deve ser feita com pano seco, apenas para a retirada da poeira. No caso de móveis localizados na cozinha, que possuam contato direto com alimentos e gordura, é necessária a utilização de um pano úmido para a retirada dos resíduos, sendo que, logo após, é preciso passar na superfície uma flanela seca para não causar o estufamento do material.

Dia da faxina: limpeza quinzenal

Quinzenalmente, recomenda-se uma limpeza um pouco mais pesada para garantir a conservação dos móveis. Utilize uma solução de água com detergente neutro ou sabão de coco, na proporção de um litro de água para cada colher do produto. Umedeça o pano nessa solução e faça a limpeza dos móveis, em seguida seque bem a superfície.

Removendo manchas indesejadas

Você tomou todos os cuidados, mas seu móvel não escapou de uma mancha indesejada? Não se preocupe. Seja ela fruto de mofo, gordura ou algum pequeno acidente, ainda há solução.

- Gorduras em geral (margarina, óleos, etc.): utilize um pano umedecido com água e detergente neutro ou Álcool em Gel, logo após passe um pano umedecido somente com água e em seguida seque bem a superfície.

- Tintas de caneta esferográfica ou pincel atômico: use um pano limpo com Álcool em Gel, logo após passe um pano umedecido somente com água e em seguida seque bem a superfície.

- Mofo: com o auxílio de um pano limpo aplique uma solução de água com água sanitária (um litro de água e 50ml de água sanitária)

- Esmaltes de unha (seco ou úmido): aplique removedor de esmaltes e em seguida use um pano limpo umedecido com água ou Álcool em Gel, logo após passe um pano umedecido somente com água e em seguida seque bem a superfície.

- Manchas escuras (batom, café, mostarda, ketchup, chá): Aplique algumas gotas de detergente neutro diretamente sobre a mancha, deixe agir por dois minutos e em seguida limpe com pano úmido ou Álcool em Gel, logo após passe um pano umedecido somente com água e em seguida seque bem a superfície.

 

Compartilhar na mídia social